Rotina na EEAR: Como é o dia a dia de um aluno novo?

Por eumilitar - 18 de outubro de 2021

alunos em um acampamento de rotina na eear

Descubra quais são as tarefas de uma rotina na EEAR que um aluno recém chegado precisa cumprir

Muitos de vocês me perguntam sobre a rotina na EEAR, diariamente eu recebo perguntas como: “Carol, como é a vida do aluno?”, “que horas a gente vai dormir?”, “o que a gente faz durante o dia todo?”, “como são esses 2 anos de formação?”. 

Bom, é para responder todas essas perguntas e falar como você pode alcançar sua independência financeira, comprar seu carro e viajar conseguindo sua farda militar que escrevi esse texto. 

Neste artigo, falaremos sobre a rotina na EEAR dos alunos em formação e sobre todas as funções e responsabilidades que eles possuem durante os seus dias de trabalho, enquanto estão em formação.

Veja os tópicos que você irá encontrar:

  • Rotina na EEAR: Período de adaptação
  • Rotina na EEAR: Que horas os alunos acordam?
  • Ensino técnico especializado na EEAR
  • Atividades físicas na EEAR
  • Revista do pernoite

Rotina na EEAR: Período de adaptação

Após ter passado em todas as etapas do concurso da EEAR, prova, inspeção de saúde, inspeção psicológica e teste físico você pode achar que já será de cara um aluno, porém não é tão fácil assim. 

Depois que você ingressa, passa por um período de adaptação que dura em torno de 40 dias, onde você irá conhecer como funciona o regime militar. 

Isso significa que você terá diversas instruções, como: ordem unida, toque de corneta, irá receber seu fardamento, enfim você vai aprender realmente como é a vida de um militar. 

Irá acordar muito cedo (antes das 6h), aprender a hora de dormir, porque lá eles desligam as luzes às dez horas e você terá muita coisa para fazer ainda, mas com o tempo vai se adaptar a rotina. 

E durante esses 40 dias você não vai poder sair na rua, então vai sim ficar sem ver seus familiares, amigos, namoradas e namorados, mas valerá muito a pena, porque no último dia tem o chamado “banho do bicho”.

1° etapa da rotina na eear, o banho do bicho

Esse banho acontece no último dia, quando chegam os caminhões dos bombeiros e jogam água nos alunos com a mangueira, criando quase um rito de boas vindas que parece lavar a alma. 

É nesse momento que todos recebem a primeira barreta, que é a barreta da 1° série da EEAR, se tornando oficialmente alunos especialistas e iniciando sua rotina.

Rotina na EEAR: Que horas os alunos acordam?

O toque da alvorada começa às 6 horas da manhã, mas todos os alojamentos são divididos em duas equipes, a equipe de faxina e a que não está na faxina naquela determinada semana.

Então, a equipe que está na faxina precisa acordar um pouco mais cedo, às 5:30 da manhã, deslocar para o rancho, tomar seu café da manhã e voltar para o alojamento.

Nesse momento a equipe que não está na faxina estará acordando (às 6h), arrumando suas camas, deixando bem alinhadas e seguindo ao rancho para tomar seu café da manhã.

Lembrando que, dentro da EEAR os alunos são separados em quatro séries, seguindo a hierarquia de quarta série, terceira série, segunda série e primeira série, então para tomar café da manhã, essa hierarquia é seguida.

Lá pelas sete horas da manhã, após todos já terem tomado café da manhã todos entram em forma em um pátio de formatura bem grande que tem na escola. Lá todos são separados pelas suas especialidades e serão deslocados para seus galpões.

Ensino técnico especializado na EEAR

Os galpões nada mais são do que o local onde os alunos terão as aulas de toda a parte técnica especializado da aeronáutica (EEAR), serão 2 anos de muito estudo, dedicação e instruções.

Os alunos estudarão nesses galpões entre as 7:30 da manhã às 11:30 da manhã, com  tempos de aula de 45 minutos e pausas para comer, beber água e ir ao banheiro, mas a manhã dos alunos na EEAR é totalmente focada em estudar e aprender a sua especialidade.

Ao dar 11:30 da manhã, os alunos retornam ao alojamento para guardar as pastas com os materiais de estudo e seguir para a Parada Diária do Corpo de Alunos, que é um evento diário onde os alunos encontram o comandante do corpo para executar algumas funções, como:

  • Equipe das bandeiras;
  • Passagem de serviço de aluno;

Após a parada todos os alunos passam em desfile, cantando as canções aprendidas durante a formação. É um desfile muito vibrante, que te dá muita energia e te faz ir vibrando para o rancho. 

No rancho os alunos almoçam entre 11:30 e 13:00h, sempre separados pelas séries, e retornam ao alojamento para escovar os dentes e se preparar para a nova jornada de instrução que começa às 13:05 da tarde.

A segunda jornada de instrução acontece das 13:00 da tarde até as 15:30 da tarde. Após esse período começa o período da atividade física.

Atividades físicas na EEAR

Na escola de formação, todos os dias tem o Treinamento Físico Militar (TFM), que consiste em fazer alongamentos, treinamentos psicomotores, exercícios de força, tudo sempre ministrado por um instrutor de saúde e educação física.

Depois os alunos são divididos em grupos para a corrida, da mais leva a mais avançada e quem for atleta militar pode fazer os treinamentos especializados.

Esses treinamentos duram até as 17h/17:30h e depois os alunos podem ir para os alojamentos se prepararem para jantar, às 18h.

Revista do pernoite

Após o jantar os alunos ficam livres até as 19:15, quando acontece a revista do pernoite, onde a cadeia de liderança, ou seja, a quarta série, revista a primeira série para saber se eles estão evoluindo corretamente.

O que significa que eles olharam coisas como: se os alunos estão conseguindo deixar o padrão do fardamento ok, se o boot está engraxado, se a canícula está bem passada e se estão todos os alunos presentes, afinal de contas é regime de internato e isso precisa ser respeitado.

Depois disso tudo os alunos estão livres para transitar dentro da escola, o que em horário significa entre de 19:40 às 22:00h.   

Durante esse tempo os alunos podem ir lanchar, assistir aos cultos de diversas religiões que tem na escola (possuem data certa), estudar na biblioteca, ligar para os pais, enfim, fazer o que você quiser.

Lembrando que toda essa rotina acontece com o seu salário caindo na conta! Então a rotina na EEAR pode até ser uma rotina dura, mas com certeza vale a pena. 

E se você quer viver essa rotina e ser o próximo aluno da Escola de Especialistas da Aeronáutica se inscreva agora no curso preparatório da Eu Militar para EEAR.

Quero me tornar um especialista da aeronáutica