Sargento tem vida? Saiba como é viver depois de formado!

Por eumilitar - 20 de junho de 2021

sargentos do exército brasileiro em sua formação

Como é a vida de sargento depois de formado?

Sargento é o indivíduo responsável por comandar entre 9 e 13 soldados e/ou ajudar a chefiar pelotões de até 50 soldados. Muitas vezes, ele também é responsável por liderar soldados no campo de batalha. 

Porém, em um contexto onde o Brasil não enfrenta uma guerra desde 1965, na Invasão da República Dominicana, o que os sargentos atuais fazem depois de formados?

Para conhecer um pouco mais sobre a vida de um sargento depois de formado, acompanhe nosso artigo!

  • Aluno da ESA: futuro sargento
  • Sargento recém formato ou “lobinho”
  • Servindo em selva, pantanal ou sul do país
  • 3 coisas que um sargento pode fazer

Aluno da ESA: futuro sargento

O aluno que entra na ESA fica dois anos internado, sendo 1 ano de período básico e 1 ano de especialização. Nesse período, caso o aluno não sirva no mesmo estado que mora, acaba tendo poucos momentos próximo a família.

Porém, existe o chamado “licenciamento”, que nada mais é do que um período de tempo em que o sargento pode visitar sua família ou a família pode visitá-lo.

 Sargento recém formado ou “lobinho”

O recém formado, também chamado de “lobinho”, não é mais obrigado a viver em internato, ou seja, não precisa mais dormir no quartel, precisando apenas estar presente durante o horário de expediente. 

Além disso, aos finais de semana, se ele(a) não estiver de serviço ou missão, pode ficar em casa normalmente. 

Outro ponto interessante é que sargentos podem fazer missões e operações “extras”, recebendo um valor a mais no salário. Sendo esse valor “a mais” calculado por dia, além de receber dias de dispensa.

Sargentos servindo em selva, pantanal ou sul do país

Esses sargentos possuem uma vida um pouco mais restrita, ficando com a responsabilidade de cuidar de um pelotão de fronteira.

Porém, ele (a) receberá a mais por essa restrição, podendo atingir um salário de até 2.000 R$ a mais do que o de um militar que serve em uma tropa convencional.

3 coisas que um sargento pode fazer

  1. Tirar férias
  2. Graduação
  3. Estudar para concursos