Concurso ESA: Para onde eu vou depois de formado?

Por eumilitar - 4 de junho de 2021

militares marchando em sua formação no concurso esa

O que vou fazer após ser aprovado no concurso ESA?

O concurso ESA  (Escola de Sargento das Armas) é um dos concursos do Exército que mais possuem destaque. Isso, pois todos os anos esse concurso abre mais de mil vagas para candidatos de ambos os sexos que tenham concluído o ensino médio.

Agora se você já estuda para o prova ESA e está querendo saber para onde vai depois de formado, nos dá Eu Militar vamos te contar tudo neste artigo.

  • Concurso ESA: período básico
  • Concurso ESA: período de qualificação
  • Escolha da Organização Militar no concurso ESA

Concurso ESA: período básico

Após a aprovação no concurso ESA, os candidatos são distribuídos em 13 lugares, chamados de Organizações Militares (OMCT), onde realizarão o primeiro ano de formação, chamado de período básico, são elas:

Lista de quartéis disponíveis para cursar o período básico após passar no concurso esa.

Os aprovados nesse período, poderão escolher suas especialidades de acordo com a classificação final do período básico.

Concurso ESA: período de qualificação

Já no segundo ano de formação após aprovação no concurso ESA, o chamado período de qualificação, os alunos são encaminhados para três escolas de acordo com sua escolha no final do período básico, sendo elas: Escola de Sargento das Armas (Três Corações), Escola de Sargentos de Logística (Rio de Janeiro) ou Centro de Instrução de Aviação do Exército (Taubaté).

Escolha da Organização Militar no Concurso ESA

Ao final do segundo ano de formação, os Sargentos poderão escolher a Organização Militar (OM) ou seja o “quartel” que desejam ir, de acordo com a classificação final de sua formação. 

A nota utilizada para classificação final é calculada de acordo com as notas que você tirou durante as provas feitas no período de qualificação. 

Na finalização do período de qualificação, a classificação final é liberada e você descobre qual é a sua colocação. 

Logo após, um General da Diretoria de Controle de Efetivo e Movimentações (DCEM) é convidado a dar uma palestra no auditório, nesta palestra o General falará quais são as vagas disponíveis naquele ano e qual o dia em que os alunos poderão escolher para onde querem ir.

Entre o dia da palestra e o dia da escolha, os alunos fazem uma simulação de qual vaga cada um escolheria dentro de sua classificação, o que já dá uma ideia geral do que vai acontecer.

No grande dia, todos os alunos sentam no auditório, em ordem de classificação, enquanto no telão aparecem todas as vagas disponíveis. Cada um dos alunos é chamado para escolher sua vaga, seguindo a ordem estipulada. 

Caso na sua classificação as vagas do lugar que você gostaria de ir tiverem acabado, você terá que escolher outra cidade disponível. 

Se você não conseguir a vaga no lugar desejado e for guarnição especial, pode pedir transferência depois de dois anos, de acordo com as vagas disponíveis. Se for a guarnição comum, você pode solicitar a transferência depois de três anos.

Uma dica de Sargento para futuro Sargento

Não fique preso a voltar para casa de primeira, a vida de militar é assim, sempre com a possibilidade de mudança. Então curta o lugar que você escolher, se permite conhecer o Brasil e volta pra casa aos finais de semana, quando der saudade.