Como não reprovar na ESA? 7 erros que te atrapalham

Por Eu Militar - 2 de maio de 2021

alunos estudando para não reprovar na esa

Descubra alguns erros que podem te reprovar na ESA

Reprovar na ESA não é o fim dos tempos, até porque estudar para concursos militares não é uma tarefa fácil e durante esse caminho muitos erros podem ser cometidos, tanto que o sargento Caio cometeu alguns desses erros e decidiu dar algumas dicas do que não fazer ao estudar para ESA.

Para conhecer um pouco mais sobre os erros do sargento Caio ao tentar a ESA pela primeira vez, acompanhe nosso artigo!

  • Será que eu posso te ajudar a passar na ESA?
  • Os 7 erros que cometi ao estudar para ESA

Será que eu posso te ajudar a passar na ESA?

Em 2011 eu prestei pela primeira vez o concurso da ESA e fui reprovado, não desisti e prestei o concurso de novo em 2012, foi quando veio minha aprovação. 

Essa experiência fez com que eu aprendesse algumas coisas e hoje a minha intenção é te ajudar a não cometer os meus erros que eu cometi lá em 2011.

Os 7 erros que me levaram a reprovar na ESA

1. Não ter uma direção nos estudos;

No primeiro ano de estudo eu estudava pelas apostilas do cursinho preparatório presencial que eu fazia, porém lá no cursinho o maior interesse deles era o de vender essas apostilas, que não possuíam conteúdos baseados nos livros do edital.

Isso me fez estudar conteúdos muito desatualizados, que eram usados na época em que a prova da ESA era de nível fundamental.

Esse foi um dos motivos que me levaram a criar o curso Eu Militar, queria construir algo para vocês que fosse baseado em todos os conteúdos que o edital cita.

2. Ter hora limitada de estudos;

Nessa época eu achava que estudar 3 horas por dia seria o suficiente, então eu ia para o cursinho preparatório assistia às aulas e ao chegar em casa só estudava até dar 3h totais de estudo, depois disso ia jogar bola, ver TV ou sair.

Na minha segunda tentativa fiz diferente e estudei em todos os momentos que não estava dormindo, comendo, indo ao banheiro ou tomando banho, o que me levou até a aprovação.

3. Estudar só a matéria que eu tinha mais dificuldade;

Eu levei meu ensino médio todo na brincadeira e quando entrei no cursinho decidi focar muito mais em matemática, que era a matéria que eu tinha mais dificuldade no começo.

Então, proporcionalmente no começo eu estudei muito mais matemática do que todas as outras matérias e o que aconteceu? Eu acertei as 12 questões de matemática e fui reprovado na prova de português.

Ou seja, de nada adiantou focar em uma única disciplina, porque por mais que eu tenha gabaritado a prova de matemática, reprovei na de português. Isso foi mais um motivo que me levou a criar o Eu Militar e adicionar um cronograma de estudos para os alunos que fizerem o curso.

4. Não revisar, não corrigir simulados e não mandar a redação para correção;

Neste tópico eu cito alguns erros que são basicamente os mesmos, mas que me levaram a reprovar na ESA em 2011. Esses erros são coisas básicas que eu simplesmente enrolava para fazer, mas que percebi que são muito importantes nesse processo.

Por isso, em 2012 passei a fazer tudo isso e hoje em dia desenvolvi um módulo voltado apenas para revisão na Eu Militar, além disso também desenvolvi vídeos de soluções para todas as questões abordadas no curso e disponibilizei 2 correções de redação por mês para os alunos de nossos cursos.

5. Excesso de material;

Como eu já comentei, fiz cursinho presencial e lá tinham turmas para diversos concursos, como: AFA, EsPCEx, EFOMM, Colégio Naval e EEAR, por exemplo.

As provas da ESA, EEAR e EsPCEx possuem mais ou menos o mesmo nível, então tudo bem os alunos dessas turmas estudarem juntos, porém os outros cursos que falei possuem um nível muito maior de dificuldade em suas questões.

Como eu era novato naquela época cometi o erro de juntar com os alunos de todos os cursos e ficar tentando resolver questões muito mais difíceis do que eu precisava, isso gerou um excesso de material em cima de mim e uma perda de tempo muito grande.

6. Focar em muitos concursos;

No meu primeiro ano de tentativa para ESA eu estava tão ansioso para passar em algum concurso que acabei fazendo diversas provas como: ESA, ENEM, Correios, Fuzileiro, Aprendiz de Marinheiro e EEAR.

Foi uma experiência, mas eu jamais faria isso de novo, tanto que no segundo ano de tentativa eu foquei na ESA e acabei passando, então evite estudar para muitos concursos diferentes.

Como já falei, os concursos da ESA e da EEAR possuem o mesmo nível de prova, então se você quiser estudar para os dois, é possível, basta ter uma boa organização de estudos.

Por isso criei um cronograma de estudos adaptável a sua rotina e um vídeo explicativo de como criar seu cronograma e adicionei aos cursos da Eu Militar.

7. Descansar o final de semana todo!

É pra descansar em Porto de galinhas, Natal, Jericoacoara, Cancún ou Guarapari! descansar em casa o final de semana inteiro, sem dinheiro e desempregado não é uma opção.

É claro que o descanso é necessário, ele faz parte da preparação, mas ficar o final de semana inteiro sem estudar nada é um erro muito grave! Diminua as horas de estudo aos finais de semana, estude 4h por dia, isso já dá 12 horas de estudo.

Se você quer tirar 1 dia do final de semana para estudar, ainda fica com 8h de estudo. O mês tem 4 finais de semana, se você multiplicar essas 8 horas vezes 4, são 32 horas a mais de estudo, que se você estivesse descansando, perderia.

Então vai estudar aos finais de semana sim, porque é isso que vai te levar a alcançar seus sonhos!

Quero ser o próximo sargento da ESA!