Prova da ESA: O que não te contam sobre

Por eumilitar - 24 de maio de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre a prova da ESA

Para conhecer um pouco mais sobre a prova da ESA e descobrir algumas dicas de estudo, acompanhe nosso artigo!

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) nasceu em 21 de agosto de 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Inicialmente ela oferecia os cursos de formação de sargentos nas Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e de Engenharia.

A primeira turma concluiu o curso de formação em 1946, porém no ano de 2017 o General de Divisão Sérgio da Costa Negraes alterou a data de aniversário da ESA para 28 de maio de 1894, data de criação da Escola de Sargentos.

 

 

Neste conteúdo você irá encontrar:

  • O que é a ESA?
  • Prova da ESA: Desvende seus segredos com o Sargento Caio
  • 5 dicas para a prova da ESA 

O que é a ESA?

A ESA é uma instituição de ensino destinada, exclusivamente, à formação dos sargentos de carreira das Armas do Exército Brasileiro, sendo elas: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Intendência, Material Bélico, Engenharia e Comunicações.

Para ingressar nesta instituição sabemos que é necessário que o candidato preencha alguns requisitos físicos e seja aprovado em um exame intelectual que contém uma prova escrita constituída de 5 partes gerais. Mas, o que será que ninguém te conta sobre a prova da ESA? Fica no texto que o Eu Militar te conta tudo.

Prova da ESA: Desvende seus segredos com o Sargento Caio

A alguns anos a internet não tinha muitos conteúdos e informações sobre a prova da ESA, por isso fui buscar essas informações com a única pessoa que eu conhecia que já tinha feito e passado em concursos, meu pai.

Lembro que quando pedi ajuda a ele, uma de suas frases me marcou muito, ele disse: “Todo edital tem a bibliografia que contém os livros de onde retiram as questões da prova.”

Fiquei com essa frase na cabeça e resolvi baixar a tal da bibliografia e fazer uma lista com todos os livros citados lá, por sorte meu pai teve dinheiro para me ajudar a comprar todos, alguns de segunda mão, mas todos citados no edital da prova da ESA.

Com esses livros em mão, comecei a estudar em um curso preparatório, o que foi muito bom, pois não perdi muito tempo buscando conteúdo de qualidade na internet e tive contato com muitos sargentos que me incentivaram a seguir meu sonho.

adolescente estudando para a prova da ESA

Além disso, fazer um curso preparatório foi bom, pois me fez enxergar que nesses cursos presenciais não falam dos livros do presentes no edital da prova da ESA, eles tentam te vender as apostilas dos cursos.

Isso não é um problema para os cursos, mas é para você, porque muitas vezes os conteúdos dessas apostilas estão desatualizados, com questões erradas e antigas, não condizentes com as questões que caem na prova da ESA.

Toda essa experiência me fez perceber que os materiais dos cursos precisam ser baseados nos livros citados na bibliografia do edital, por isso, depois de ter passado na prova da ESA e ter virado Sargento decidi iniciar a criação de conteúdo para ajudar você a realizar esse sonho.

Hoje, a Eu Militar cria conteúdos gratuitos, em diferentes formatos, que são disponibilizados no canal do YouTube, Instagram e blog. Conteúdos criados em cima dos livros presentes no edital.

A criação desses conteúdos e a experiência de fazer a prova da ESA me fizeram separar 5 dicas imperdíveis, que te ajudarão a estudar.

5 dicas para a prova da ESA

 

1. Estudem pelos livros do edital;

Hoje em dia existem diversas apostilas sendo oferecidas na internet e geralmente elas prometem muito, mas quando você compra acaba se decepcionando com o conteúdo. Isso acontece pois a maioria dessas apostilas possuem conteúdos antigos e de baixa qualidade.

Por isso, aposte em conteúdos que foram produzidos com base nos livros citados no edital da prova da ESA, sem deixar de estudar pelos livros.

Os conteúdos abordados no canal do YouTube, nas listas de exercícios, no blog e no curso preparatório online da Eu Militar são todos baseados nesses livros, por exemplo.

2. Cuidado com excesso de material;

No mercado existem alguns cursos, apostilas e grupos que distribuem materiais com 50 mil questões! Parece incrível né? Mas já pensou de onde essas questões vieram? Será que elas são de fato questões parecidas com as da prova da ESA?

Pois é, geralmente grande parte dessas questões são desatualizadas, e mesmo que fossem questões atuais, resolver essa quantidade de questões não faz sentido, só vai te deixar ansioso e estressado, atrapalhando mais do que qualquer coisa.

Então, não se entupa de material e estude com seriedade buscando materiais baseados nos livros citados no edital.

3. Seja crítico com materiais da internet;

Concursos militares, como a prova da ESA, acontecem a muitos anos, por isso é muito previsível saber o que irá cair, basta pegar as últimas 10 provas, ver os conteúdos que mais caíram e os modelos de questões usadas. 

Questões certas estão nos livros do edital e em materiais baseados nestes livros, como os da Eu Militar, e não em apostilas na internet!

4. Pegue os livros em grupos gratuitos;

Existem diversos grupos gratuitos para troca de materiais específicos para a prova da ESA hoje em dia, onde os estudantes disponibilizam diversos materiais, inclusive pdf ‘s dos livros.

Você pode achar grupos assim no Facebook, Instagram, Telegram ou WhatsApp, mas lembre-se sempre de uma das dicas citadas no texto: Cuidado com o excesso de conteúdo!

5. Comece devagar.

Está começando a estudar do zero? Não importa! Comece devagar, estudando 30 min por dia e aumentando conforme for passando o tempo. Se você começar estudando 4 horas de uma vez, vai cansar. Se acostumar a estudar aos poucos, é um processo longo.

Não existe atalho, não existe caminho rápido, existem materiais facilitadores, mas não caminho rápido, a prova é um compilado de matérias de 3 anos do ensino médio, não vai ser rápido aprender tudo isso, não existe milagre, não se enganem.

Estudar é árduo e difícil, mas é prazeroso e o caminho correto para alcançar sucesso honestamente.

Gostou das dicas de estudo e quer se inscrever no melhor curso preparatório para o concurso ESA? Clica aqui.