Sargento do exército possui vida social depois de formado?

Por Eu Militar - 29 de junho de 2021

sargentos do exército em formação

Como é a vida de sargento pós formado?

O sargento do exército é o responsável por gerir a formação técnica e tática de seus subordinados, garantir o bem estar e a moral de sua tropa, pela aplicação da doutrina e por incentivar e manter o entusiasmo de sua equipe.

Por isso, o sargento é fundamental na cadeia de comando, cooperando para o bom cumprimento das decisões tomadas e sendo modelo de chefe para cabos e soldados, por meio de uma relação próxima e de muita confiança.

Mas, será que com todas essas responsabilidades o sargento continua possuindo vida social? É isso que vamos te contar nesse texto.

Para conhecer um pouco mais sobre como é a rotina de um sargento do exército após formado, acompanhe nosso artigo!

  • Vida de sargento do exército após formado

Vida de sargento do exército após formado

Diferente do sargento em formação, o sargento formado possui horário pré-definido para entrar e sair do quartel, ou seja, ele (a) não vive em regime de internato. Seu horário de trabalho geralmente é:

De segunda-feira à sexta-feira, sendo de segunda à quinta de 7:30h às 16:30 e sexta-feira de 8:00h às 12:00h. É quase um sonho, né? Porém não é apenas isso, ainda existe a escala de serviço.

Para sargentos, a escala geralmente não é tão pesada, por exemplo, o sargento Caio tira 1 serviço a cada 10 dias, mas isso varia de acordo com o batalhão que você escolher.

Durante a realização do serviço é necessário que o sargento permaneça no quartel, ou seja, você terá que dormir lá por 24h, tendo que cumprir o expediente normalmente, no próximo dia.

Fora esses momentos, o sargento pode viver sua vida normalmente, fazer tudo que desejar, apenas adaptando sua rotina de trabalho com seus afazeres pessoais.

Sargentos recém formados possuem uma rotina um pouco mais puxada, pois como são novatos, pegarão missões classificadas como mais “chatas”, como: missões ao final do expediente, auxiliar no acampamento de recrutas ensinando a ele como atirar, marchar, se orientar por bússolas, progredir na progressão de urna, instruir soldados a atirar entre outras.

Além disso, nos primeiros anos do sargento novato, chamado de “lobinho”, é normal que ele pegue uma quantidade um pouco maior de missões.

Existem algumas missões voluntárias, como a do Haiti, nessas missões são chamados apenas sargentos que se voluntariaram. Todas essas missões, voluntárias ou não, geram um aumento no seu salário.

As missões podem atrapalhar alguns planos pessoais, como fazer uma faculdade, mas vai do sargento saber lidar com isso e explicar sua situação na universidade escolhida, pois normalmente essas instituições ajudam os alunos que trabalham, adiando provas, dando a possibilidade de fazer uma segunda chamada e etc.

Dito isso, podemos afirmar que:

Frase "sargento tem vida sim"

Caso você queira ver mais conteúdos parecidos com esse, continue no blog Eu Militar ou acesse nosso canal no YouTube.