Salário EEAR: Quanto um sargento da aeronáutica ganha?

Por eumilitar - 22 de outubro de 2021

militares treinando para o salario eear

Descubra qual é o verdadeiro salário de um sargento da aeronáutica (EEAR) e o que você pode fazer para ganhar mais

Independência financeira é algo que muitos desejam e o salário EEAR é um caminho muito bom para te levar até essa conquista. Por isso, hoje falaremos sobre como acontece as remunerações depois de formado na EEAR.

Além do seu salário de sargento, você pode ganhar diversas remunerações, por exemplo cumprindo as chamadas missões fora de sede. Então, continue lendo para conferir tudo!

http://www.youtube.com/watch?v=Plx12M-nHac

Neste artigo, falaremos sobre quanto um sargento pode ganhar de salário na EEAR e o que ele pode fazer para aumentar esse salário ainda mais. 

Veja os tópicos que você irá encontrar:

  • Tudo sobre o salário EEAR
  • Salário EEAR: Diárias
  • Salário EEAR: Comissionamento
  • Salário EEAR: 20% do voo
  • Plano de carreira
  • Transferências

Tudo sobre o salário EEAR

Além do salário de 3° Sargento, que fica em torno de cinco mil reais por mês, você também tem as remunerações que recebe a mais toda vez que faz uma missão fora de sede, o que é muito normal na vida de um sargento da aeronáutica.

Principalmente se você escolher se especializar na área de aeronavegantes, que são as especialidades com mais oportunidades de voar e fazer missões fora de sede.

Sargento, isso significa que toda vez que eu fizer uma missão fora de sede, vou receber um valor a mais? Exatamente, toda missão fora de sede é remunerada e a aeronáutica possui duas formas de pagar isso, o comissionamento e as diárias.

Salário EEAR: Diárias

As diárias são pagas de acordo com a quantidade de dias que você está fora, então se você vai viajar e passar 15 dias fora a FAB irá te pagar um valor X por cada diária, sendo esse valor em média de R $200 (duzentos reais).

Ou seja, se você for fazer 15 dias fora de sede, será 15 x 200, totalizando R $3.000 a mais no seu salário.

Salário EEAR: Comissionamento

O comissionamento funciona de uma forma um pouco diferente, nele a FAB deposita um valor cheio para você, de uma vez, por exemplo: além do seu salário, vamos supor que ela deposite + 5 mil reais.

Se a diária está em 200 reais, você precisará calcular dividindo 5.000 por 200, o que dá 25 dias, ou seja, a FAB te pagou por 25 dias de missão fora de sede.

Mas sargento, eu preciso cumprir esses 25 dias direto? Não, você pode intercalar em pequenas missões até que feche todos os dias.

Salário EEAR: 20% do voo

Esse é um adicional que apenas algumas especialidades recebem, são elas:

  • BFT
  • BCO
  • BMA
  • BMB
  • BEI
  • BEP
  • BEV

Para receber esse adicional mensal não é preciso voar todo mês, basta cumprir 30 horas anuais, se você conseguir completar essas 30 horas dentro da aeronave, fazendo missão, voando por um ano você faz jus ao benefício.

Mas eu só ganho enquanto estou voando? Não, a cada 1 ano voado você incorpora 2% no seu salário, então eu que já voo a 4 anos, tenho 8% incorporado ao salário, se eu precisasse ir para um esquadrão que não voasse mais, continuaria ganhando esses 8% a mais.

Plano de carreira

Você inicia a carreira como 3° Sargento e para avançar para 2° Sargento precisa de pelo menos 7 anos, para sair de 2° Sargento e ir para 1° Sargento você precisaria de mais 8 anos e de 1° Sargento para Sub, mais 9 anos.

Porém, se você quiser burlar tudo isso e for de uma das especialidades do quadro B quando você fizer 8 anos de carreira, pode fazer a prova para oficial e chegar até coronel.

Caso seja de alguma especialidade do quadro S, pode fazer a prova com os 8 anos de carreira e chegar até o cargo de capitão.

Transferências

Na aeronáutica ninguém é obrigado a ser transferido, mas existem dois tipos de unidades para quem se interessar pelas transferências, às unidades normais e as especiais.

Nas unidades especiais as transferências podem ser solicitadas após dois anos de permanência, enquanto nas normais só podem ser solicitadas após 5 anos.

Nas duas unidades a base de cálculo é igual e funciona da seguinte forma: você irá ganhar uma ajuda de custo no valor do seu soldo bruto, ou seja, o valor do seu salário incluindo todas as gratificações, sem nenhum desconto, sendo que se você for solteiro recebe 1 e casado, recebe dois.

Além disso, tem a base de cálculo com a distância, então quanto mais longe você for mais você vai ganhar.

Aposto que depois disso tudo você ficou morrendo de vontade de passar logo para EEAR, né?! Então já clica aqui e começa a estudar com a gente.

Quero me matricular no curso EEAR