Prova da ESA: 9 Dicas de como estudar

Por eumilitar - 28 de maio de 2021

Separamos 9 dicas para te ajudar a passar na prova da ESA

O Concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA), geralmente não muda as matérias cobradas na prova da ESA.

Ou seja, quanto antes você começar a estudar, baseando-se no edital do ano anterior, melhor. E é justamente por esse motivo que nós, Sargentos do curso online Eu Militar de preparação para a prova, separamos 9 dicas de como estudar.

Para entender quais matérias são exigidas no concurso ESA e pegar 9 dicas de como estudar, acompanhe nosso artigo!

  • Prova da ESA: Quais matérias são abordadas?
  • 9 Dicas de como estudar para a prova da ESA

Prova da ESA: Quais matérias são abordadas?

O primeiro passo para a aprovação no concurso é saber quais matérias são abordadas na prova.  Afinal de contas, não tem como você iniciar os estudos ou pegar dicas sem saber o que você precisará estudar.

Logo, as matérias abordadas na prova do ESA, de acordo com o edital, são:

  • Matemática;
  • Português;
  • História e Geografia do Brasil;
  • Inglês;
  • Redação.

9 Dicas de como estudar para a prova da ESA

 

1. Leia o edital do ano anterior;

O conteúdo do edital do ano anterior geralmente não é tão alterado, mudando poucas coisas de um edital para o outro, logo é importante que você leia o edital anterior ao do ano de sua prova da ESA, assim você fica por dentro de tudo que é exigido.

2. Imprima provas anteriores;

Imprimir ao menos duas provas da ESA anteriores ao ano que irá prestar o concurso, pois assim você verá o nível de exigência das provas.

3. Estude pelos livros da bibliografia;

Estudar os livros citados na bibliografia presente no edital é uma dica importantíssima, portanto busque conteúdos que tenham sido produzidos com base nestes livros, como o conteúdo abordado no curso online de preparação para a prova da ESA, Eu Militar.

4. Estude as matérias básicas;

No início, dê preferência para estudar português e matemática, pois isso irá te ajudar muito na construção do conhecimento das outras matérias, além de serem as matérias com maior quantidade de conteúdo a ser estudado.

5. Resolva questões dos livros citados no edital;

Assim como a dica anterior diz que é necessário estudar conteúdos teóricos pelos livros citados no edital, essa dica reforça e diz: Faça questões presentes e/ou baseadas nas destes livros. 

6. Assista vídeos de resoluções de questões;

No canal do YouTube Eu Militar tem diversos vídeos de nossos professores resolvendo questões, assistindo a esses vídeos você terá uma noção de como resolver questões difíceis, além de tirar possíveis dúvidas.

7. Faça simulados semanalmente;

Fazer simulados, que tenham sido produzidos baseados nos livros do edital, semanalmente fará com que você ganhe prática na resolução de questões e que se acostume a fazer prova, o que pode te dar uma grande vantagem no dia da prova.

8. Estude e faça redações semanalmente;

A redação é uma das coisas que mais reprova, por isso dê atenção especial a ela, peça para professores de português corrigirem suas redações e faça pelo menos 4 redações por mês.

9. Faça um curso preparatório online.

Cursos online são boas opções pois possibilitam economizar no dinheiro de passagem e da comida, além de reduzir o tempo de deslocamento a zero, ganhando mais tempo para estudar.

O curso Eu Militar para a prova da ESA é uma ferramenta para te ajudar a estudar com seriedade e comprometimento, já tendo aprovado  209 alunos para a Escola de Sargentos das Armas (ESA).

Esse índice de aprovação é porque nosso curso é baseado nos livros e matérias citados no edital da prova, na correção de redação, nos simulados e nos professores excelentes presentes no curso.

Agora é com você: vai estudar sério ou ficar de bobeira?

Ficou interessado no curso? Clique aqui e saiba mais.