Sargento X Tenente
Tenente ou Sargento? Essa pode ser uma dúvida constante na vida de quem estuda para concurso militar, por isso trouxemos nesse artigo as principais diferenças entre eles e como funciona o dia a dia de cada um.
Para conhecer um pouco mais sobre a avaliação diagnóstica e entender como e melhor momento para aplicar, acompanhe nosso artigo!
- O que faz um sargento depois de formado?
- O que faz um Tenente depois de formado?
- Existe diferença entre Sargento e Oficial?
Tem diferença entre Sargento e Oficial?
Sim, existem diferenças, porém não são muitas. Por exemplo, eu sou infante da turma de 2014 da ESA e em fevereiro de 2015, quando cheguei na tropa, junto comigo chegaram alguns aspirantes a oficial, que vieram da AMAN. Durante o tempo em que trabalhamos juntos, fizemos praticamente as mesmas coisas.
O que faz um sargento/tenente depois de formado?
Ao chegar na tropa, o sargento irá receber algumas funções da companhia de fuzileiros, assim como os aspirantes.
- Aspirantes a tenente: Comandam o pelotão de fuzileiros.
- Sargentos: São comandantes de grupo.
Um pelotão possui por volta de 40 homens, entre eles, soldados, cabos, sargentos, um segundo sargento e um oficial (que no caso, seria o aspirante). Já os comandantes de grupo, seriam os 3º Sargentos.
Logo, a única diferença é o nível que você irá comandar. Por exemplo, o oficial irá comandar o batalhão de 40 homens, enquanto o 3° Sargento irá comandar um grupo de 9 homens (GC) ou até mesmo ajudar o aspirante a comandar os 40 homens. Isso, na infantaria.
Porém, em outras áreas como a artilharia e cavalaria também não existem muitas diferenças entre esses cargos, no início.
O oficial começa como aspirante, passando para 2° tenente e 1° tenente. Possuindo praticamente as mesmas funções de um 3° sargento.
Após o sargento passar para 2° Sargento, ele começa a assumir uma função mais administrativa, porém isso não ocorre em todos os casos, e até mesmo um Tenente, quando está próximo a ser promovido a capitão pode assumir algumas funções administrativas.
Quando o oficial atinge o nível de Capitão e o sargento o nível de 2° Sargento, ambos começam a tomar alguns cargos de mais responsabilidades, dentro de seus quartéis, o que pode acabar os levando a assumir partes burocráticas.
O oficial geralmente planeja e organiza como será executada a missão, enquanto o sargento ajuda a executar e fiscalizar se a missão está sendo cumprida.
Ou seja, no início, as atividades são muito parecidas e ao longo da carreira os dois cargos acabam precisando muito um do outro, criando uma parceria para cumprir as missões dadas a eles. E é claro que, os dois também dependem muito dos cabos e soldados que comandam para cumprir as missões.
Nas minhas experiências operacionais, todos os cargos iam para o campo, soldados, cabos, sargentos, tenente, capitão, major, coronel e general, todos estavam presentes nas operações de subida à favela.
Isso significa que no exército o trabalho em equipe é muito necessário e que o elo entre tropa e comando deve ser muito bom. Inclusive, a ESA diz que o sargento é o líder das pequenas frações e o elo fundamental entre o comando e a tropa.