Período básico da ESA: Consigo escolher onde fazer?

Por eumilitar - 19 de julho de 2021

Saiba tudo sobre o período básico da ESA

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o estabelecimento de ensino de nível superior do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos. Essa formação é dividida em dois modos, o período básico da ESA e o de qualificação.

O período básico pode ser realizado em 13 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT), localizadas de norte a sul do território nacional. Mas, será que o candidato pode escolher para qual OMCT ele irá?

Para conhecer um pouco mais sobre o período básico da ESA e entender se você pode escolher onde fazê-lo, acompanhe nosso artigo!

  • Consigo escolher onde fazer o período básico da ESA?
  • Lista de quartéis da ESA

Consigo escolher onde fazer o período básico da ESA

No ano de 2020 os candidatos passaram a poder escolher em qual local querem fazer o período básico, de acordo com a sua ordem de classificação no concurso, por isso é interessante que você estude bastante e garanta uma boa classificação.

Escolher para onde ir no período básico da ESA pode parecer apenas um detalhe, mas essa escolha, se feita de maneira correta, trará muita qualidade de vida para o aluno que passar no concurso e iniciar o período básico, que é bastante puxado.

Lista de quartéis da ESA

Existem diversos quartéis, específicos para o período básico da ESA, espalhados pelo Brasil e claro, algumas unidades são sim um pouco mais concorridas que outras, como por exemplo as unidades do Nordeste, Juiz de Fora e Minas Gerais. 

Mas, antes de decidir para qual quartel ESA você deseja ir, dá uma olhadinha na lista que separamos para você:

  1. 1º Grupo de Artilharia Antiaérea – RJ

Esse quartel é localizado no Rio de Janeiro e  é destinado para abrigar e desenvolver todos os sargentos que decidirem pela área de saúde, ou seja, se você escolheu esta área ao se inscrever no concurso da ESA, não terá escolha e irá direto para o presente quartel.

  1. 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – MG
  2. 10º Batalhão de Infantaria Leve – MG

Os dois últimos quartéis citados acima, ficam localizados em Juiz de Fora e são os únicos quartéis da ESA com estrutura para aceitar mulheres, logo se você é mulher e vai prestar o concurso, saiba que só poderá escolher entre esses dois. 

Lembrando que, os dois quartéis também aceitam homens.

  1. 16º Batalhão de Infantaria Motorizado – RN
  2. 6º Regimento de Cavalaria Blindado – RS
  3. 12º Grupo de Artilharia de Campanha – SP
  4. 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado – SP
  5. 14º Grupo de Artilharia de Campanha – MG
  6. 20º Regimento de Cavalaria Blindado – MS
  7. 23º Batalhão de Caçadores – CE
  8. 23º Batalhão de Infantaria – SC
  9. 41º Batalhão de Infantaria Motorizado – GO
  10. 4º Batalhão de Engenharia de Combate – MG

Bom, agora que você já sabe quais são os quartéis que você pode escolher, conta pra gente aqui embaixo qual é a sua lista de prioridades! 👀

Tenha acesso ao poderoso curso preparatório Eu Militar desenvolvido por professores militares para garantir sua aprovação independente do seu nível de conhecimento.