Concurso EsPCEx: Para onde vou após aprovado?

Por eumilitar - 20 de junho de 2021

formandos do concurso espcex

Para onde vou após para no concurso EsPCEx?

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), é uma instituição de ensino militar do Exército. Ela é responsável por selecionar, por meio do concurso EsPCEx, e preparar jovens para ingressar no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência. Mas e depois que você passar, o que vai acontecer?

Para conhecer um pouco mais sobre a carreira militar e descobrir o que acontece depois de ser aprovado na EsPCEx, acompanhe nosso artigo!

  • Como acontece a formação na EsPCEx?

Depois de ser aprovado na prova da EsPCEx você ainda precisa passar por algumas etapas até a aprovação final, sendo elas:

  1. Teste físico;
  2. Exames médicos;
  3. Teste psicológico.

Após ser aprovado em todas essas etapas, você estará apto a partir para sua formação de oficial do exército brasileiro.

Concurso EsPCEx: Como acontece a formação?

Esta formação possui duração de 5 anos, sendo o primeiro ano na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que fica em Campinas, SP.

sargentos da EsPCEx em formação

A imagem acima foi retirada na cerimônia de entrada dos novos cadetes do ano de 2021. 

Adentraram ao portal da EsPCEx 423 novos cadetes do exército, sendo 384 homens e 39 mulheres. A cerimônia teve a presença do então presidente da república.

Esses novos cadetes ao concluírem seu primeiro ano de formação na EsPCEx, serão transferidos para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que fica localizada em Resende, RJ. 

É na AMAN, que os alunos que passarem para o concurso da EsPCEx passam os próximos 4 anos de estudo, até sua formação. 

Após concluírem os 5 anos de formação os alunos serão declarados como Aspirantes a Oficial do Exército Brasileiro e só após 6 meses de formados é que eles sairão como 2º Tenente, iniciando a jornada de promoções na carreira. 

Então, o candidato que passar em todas as etapas do concurso fará o primeiro ano de sua formação na EsPCEx e os 4 últimos anos na AMAN. 

Agora queremos saber: Você já está estudando para aparecer na foto do ano que vem? 

A Eu Militar pode te ajudar nisso, clica aqui para saber como se tornar um Oficial do exército Brasileiro.