Inglês na ESA? Saiba tudo o que mudou!

Por eumilitar - 24 de setembro de 2021

militares estudando na esa

Saiba sobre as mudanças no inglês da ESA e quais as melhores dicas e aplicativos para te levar a aprovação

No dia 05 de março de 2021, o concurso anunciou mudanças na prova de inglês na ESA. Essas mudanças foram:

Antigamente a prova de inglês da ESA tinha 4 questões, mas após a determinação do dia 05, a prova passou a ter 10 questões.

Por isso, resolvemos separar algumas dicas de como gabaritar o inglês na ESA, usando alguns aplicativos gratuitos para auxiliar nos estudos.

Inglês na ESA: Ponto positivo e negativo da mudança

Essa  mudança trouxe alguns pontos positivos e outros negativos, assim como todas as mudanças que ocorrem ao longo de nossas vidas. 

Ponto positivo

Quando a prova possuía apenas 4 questões, se você errasse 1, sua nota caía de 10, para 7,5 e caso a questão que você errasse fosse anulada, sua nota sairia de 7,5 para 10, o que acabava gerando notas muito altas, fazendo com que o peso da prova de inglês na ESA, ficasse muito alto.

Agora, com a prova possuindo 10 questões, caso você erre uma, só perderá 1 ponto.

Ponto negativo 

Pelo lado negativo, com uma margem maior de questões, agora passam a cobrar uma maior quantidade de tópicos citados no edital, pois antes tínhamos apenas 8 questões de inglês para analisar, o que não dava nem para entender quais tópicos mais caíam na prova.

Agora, com o aumento da quantidade de questões, se abre um maior número de possibilidades para eles criarem as questões. 

Prova de inglês na ESA

A prova de inglês na ESA é muito nova no concurso, existindo apenas há dois anos e com 4 questões em cada prova, nesses primeiros anos. Então, dentro do conteúdo programático do edital, existem diversos assuntos que ainda não foram abordados na prova.

Os únicos temas que se repetiram até hoje, foram interpretação de texto, que sempre irá cair, e o único tempo verbal cobrado no edital da ESA, o presente simples. 

Ou seja, com essas 10 questões, a ESA conseguirá cobrar outros temas abordados no edital, como a ordem dos adjetivos e ordem dos advérbios. 

Dito isso, vamos às dicas que nossa professora de inglês do curso preparatório para ESA Eu Militar separou para vocês!

4 Dicas de estudo para você gabaritar o inglês na ESA

1. Estude o vocabulário;

O estudo do vocabulário é algo muito básico, pois sem ele, você não vai conseguir nem entender o que a questão está pedindo, pois não vai entender o que está escrito. 

Para iniciar esse estudo é interessante que você saiba qual é o seu nível de inglês, pois caso você esteja em um nível muito baixo, terá que começar aprendendo as palavras mais básicas. 

Um bom aplicativo gratuito para te ajudar a desenvolver isso é o Duolingo.

duolinguo, aplicativo para estudar inglês

Nele, você vai encontrar muita repetição de palavras e associação delas ao significado, o que vai te ajudar muito a desenvolver o vocabulário. 

2. Faça uma lista das palavras novas que você aprender;

Anote as palavras em seu caderno, sempre junto ao significado em português, isso vai facilitar sua vida quando você precisar relembrar algo.

Caso você sinta que está esquecendo as palavras com muita frequência, pode recorrer ao aplicativo ANKI, que também é gratuito.

logo anki, aplicativo de estudo para inglês para esa

No ANKI, você consegue ir cadastrando as palavras anotadas, junto aos seus significados, pois ele vai guardar essas palavras e criar um jogo que você poderá acessar e revisar todas as palavras enquanto joga.

3. Aprenda a ler frases, notícias e textos curtos;

Bom, aprender só palavras soltas não vai te ajudar a ler muitas coisas, então o próximo passo é começar a conectar essas palavras e iniciar a leitura de frases e pequenos textos.

Para te ajudar nisso, indicamos o site/aplicativo News in Levels.

logo app para estudar inglês na esa

Este aplicativo usa notícias reais de jornais online e traduz para o inglês, em diferentes níveis, então você consegue ter acesso a 1 notícia em 3  níveis diferentes de inglês, o básico, intermediário e avançado.

Isso é incrível pois permite que você evolua seu inglês em um único site.

4. Comece a ler textos e notícias internacionais.

Depois de passar por todos os aplicativos e dicas dadas anteriormente você já vai estar mais confortável com a leitura do inglês, então é hora de partir para algo mais “real”. 

Por isso, indicamos o melhor aplicativo de notícias para se aprender inglês, o BBC learning english.

app para estudar inglês

Este aplicativo, além de disponibilizar a notícia, disponibiliza algumas questões para que após a leitura do texto, você responda e saiba se conseguiu entender de verdade aquele texto.

Então, esse aplicativo é um ótimo termômetro para você entender se de fato, está conseguindo ler e interpretar textos em inglês com clareza.

Além de todas essas dicas, ainda acrescentamos que o curso preparatório para ESA da Eu Militar possui um módulo voltado apenas para o inglês na ESA, com diversas questões (corrigidas em vídeo) e correções das provas anteriores.

Conheça o curso preparatório para ESA Eu Militar

Dica extra!

É importante ressaltar que nada de nada adianta a gente passar essas dicas, se vocês não tiverem constância nos estudos. O processo de aprendizagem de uma nova língua precisa de repetição.

Então, repita o processo diariamente. Não será fácil, na verdade será árduo, difícil, você vai precisar estudar muito e constantemente, pois se estudar hoje e deixar para estudar de novo só daqui a 15 dias, sua memória vai falhar.

Estude no transporte público, treinando as palavras, no intervalo do curso, no tempo que você puder, pelos menos 15 a 30 minutos por dia.

Dito isso, vamos para as dúvidas sobre o edital da ESA.

Como fica o edital da ESA com essa mudança?

Bom, essa pergunta só será de fato respondida quando o edital do concurso ESA 2021 sair, mas o que podemos dizer é, estudem pelo edital do ano anterior.

Com certeza a banca da ESA não fará uma mudança muito brusca no edital, além disso, o edital dos anos anteriores era muito básico, o que torna praticamente impossível a retirada de algum conteúdo. Pois sem esses conteúdos básicos, não dá para cobrar os mais complexos.

Então, se rolar alguma mudança neste edital será para acrescentar matérias e não para trocar. Por isso, comece a estudar agora, pois caso eles acrescentem algum conteúdo lá na frente, você vai precisar apenas complementar o estudo, ao invés de iniciá-lo do zero.