ESA e EsPCEx: O que acontece com quem não sabe nadar?

Por eumilitar - 12 de maio de 2021

Descubra se você precisa saber nadar para fazer a ESA e EsPCEx

Muitos de vocês acreditam que pela natação não ser cobrada nos testes físicos dos concursos da ESA e EsPCEx, não é necessário saber nadar para concluir os anos de formação. Mas será que isso é verdade?

Para conhecer um pouco mais sobre a carreira militar e descobrir se você precisa ou não saber nadar para se tornar um oficial do exército brasileiro, acompanhe nosso artigo!

  • ESA e EsPCEx: Natação na ESA
  • ESA e EsPCEx: Natação na EsPCEx

Bom, para passar nas provas da ESA e EsPCEx, não é exigido que o candidato saiba nadar, porém durante o período de formação uma das atividades exigidas do soldado é que ela (a) saiba pelo menos o básico de natação.

ESA e EsPCEx: Natação na ESA

Na ESA a natação é cobrada na prova do TAF, ou seja, vale como pontuação na sua nota ao final do período de formação. Essa nota é de extrema importância, pois define várias escolhas que você terá que fazer.

Para atingir a nota máxima, em natação, no TAF o candidato deverá atingir:

tabela de comparação do taf da esa e espcex

Além disso, durante sua formação haverá diversas instruções na água, então se você não souber nadar, passará sufoco em diversas instruções durante o este período.

Então, se você quer cursar o concurso para ESA, é importante que já inicie as aulas de natação agora.

Quero ser aprovado na ESA em apenas 6 meses

Natação na EsPCEx

Na EsPCEx a natação também não é cobrada nas provas físicas, porém é extremamente exigida na formação do oficial, tendo provas em que o aluno deverá nadar até 400 metros. Além disso, assim como na ESA, a EsPCEx também dá diversas instruções na água.

Caso o aluno não consiga atingir os índices de natação, ele precisará ir para a “escolinha”, onde são dados vários treinamentos para os alunos que não estiverem alcançando os índices exigidos.

Essa “escolinha” acontece nos horários anteriores ou após o expediente, ou seja, nos seus horários de descanso.

Por tanto, a Eu Militar diz: Se o seu sonho é passar para um concurso militar, faça natação e estude muito.

Quero acelerar minha aprovação para a EsPCEx