Tatuagem pode ou não pode?

Por Eu Militar - 29 de março de 2022

Uma dúvida muito frequente dos alunos que querem entrar para a carreira militar é:

Tatuagem é permitido ou não?

No edital tem alguma coisa que diz se tatuagens podem reprovar no exército?

A resposta para essa pergunta é um tanto quanto incomum.

A verdade é que DEPENDE, depende do tipo da tatuagem.

O edital da E.S.A., em seu artigo 3°, inciso XIX, assegura que os candidatos inscritos devem:

XIX – não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, a violência, a criminalidade, a ideia ou ato libidinoso, a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, a ideia ou ato ofensivo às FA, de acordo com a legislação em vigor;

Ou seja, se a sua tatuagem não possui nenhuma correlação com o descrito acima, está tudo certo.

Mas, aqui vai uma dica importante.

Se você fez ou pretende fazer uma tatuagem e ingressar no exército, procure saber o real significado das imagens aqui no Brasil.

Alguns símbolos aqui são considerados apologia ao crime e à violência, sendo totalmente desconhecidos por pessoas comuns como é o caso da carpa, do escorpião, yin-yang, de acordo com o Ministério Público de São Paulo e o site terra, são tatuagens que tem correlação com o crime organizado.

Aranhas, teias de aranhas, algumas imagens de santas, palhaços, índias, armas, espadas, facas, serpentes e várias outras tatuagens, no mundo do crime, servem para identificar os integrantes de mesma facção ou facção distintas, bem como mostrar o histórico de prisão de determinada pessoa.

Apesar de serem símbolos aparentemente inofensivos, tem bastante significado e não são aceitas pelo Exército brasileiro.

Em resumo, não há problema em ter tatuagem colorida, braço fechado, peitoral todo desenhado, o importante é que não tenha significado ou não faça apologia ao crime, violência, dentre outras coisas mencionadas aqui.

Se você ainda tem dúvida de qualquer assunto sobre as carreiras militares, se inscreva em nosso canal no youtube e nos siga no instagram:

https://www.youtube.com/channel/UC6nD9V5vEobfGZyXgjyN-cg