EsPCEx: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Por Eu Militar - 11 de abril de 2021

EsPCEx

Formas de ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) 

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino, podendo variar o número de vagas de acordo com o ano. 

Ensino

O curso para EsPCEx é de nível superior, o que significa que você sai de lá com nível de graduação. Ele tem duração de 5 anos em regime de internato, ou seja, você precisa ficar esses anos dentro da escola de formação, podendo sair apenas aos finais de semana.

O primeiro ano do curso é conduzido nas instalações da EsPCEx, que é a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, localizada em Campinas – SP. Durante este primeiro ano o militar em formação será chamado de aluno. 

Os quatro anos seguintes acontecerão na AMAN, Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende – RJ. Durante esse tempo o militar em formação passa a ser chamado de cadete. 

Ao final dos 5 anos de formação, o militar é declarado como Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro, recebendo a graduação de Bacharel em Ciências Militares.

Direitos do Aluno

Durante todo o período de formação o aluno receberá alimentação, uniforme, alojamento e assistência médica-odontológica, tudo por meio do Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED).

Além disso, o aluno receberá mensalmente um pagamento para ajudar em suas despesas pessoais.

Como Ingressar na EsPCEx:

O concurso de admissão da EsPCEx é composto por duas etapas, sendo a primeira o exame intelectual, ou seja, a prova e a segunda divididas nas seguintes fases:

  1. Inspeção de saúde;
  2. Exame de aptidão física;
  3. Avaliação psicológica;
  4. Comprovação dos requisitos.

O candidato inscrito no concurso público de admissão para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), deve cumprir com todos os requisitos citados no edital, comprovando-os no ato de sua matrícula. 

EsPCEx: Pré-requisitos

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter no mínimo 17 e no máximo 22 anos no ano da matrícula; 

Lembrando que a matrícula acontece em média, após 1 ano da prova, então no ano em que você for fazer a prova, pode ter no máximo 21 anos. 

  • Para homens, a altura mínima exigida é de 1,60M, ou seja, você precisa ter pelo menos 1,60M; 
  • Para mulheres, a altura mínima exigida é de 1,55M, ou seja, você precisa ter pelo menos 1,55M; 
  • Não pode ter filhos ou dependentes, nem união estável e casamento;
  • Ter ensino médio completo no ato da matrícula;
  • ter sido julgado, em inspeção de saúde, “apto para o serviço ativo do Exército”;
  • estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral;
  • possuir aptidão física e idoneidade moral.

Atenção: O Edital do Concurso, publicado em Diário Oficial, traz todas as premissas que devem ser atendidas pelos candidatos e que podem ser atualizadas a cada ano, este não é o portal oficial de comunicação.

As inscrições para o concurso acontecem duas vezes ao ano, sendo nos meses de junho e julho e são feitas na internet, pelo site oficial.