EEAR: Escola de Especialistas da Aeronáutica

Por Eu Militar - 11 de abril de 2021

Imagem da escola de especialistas da aeronáutica (eear)

Formas de ingressar na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)

A Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), é a Organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduandos da Aeronáutica.

Fica localizada em Guaratinguetá, no estado de São Paulo e sua seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional e sua formação é realizada no regime de internato.

São oferecidas diversas vagas para ambos os gêneros, podendo variar o número de vagas de acordo com o ano do edital.

Ensino

O Curso de formação de sargentos para a aeronáutica (CFS), é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, localizada em Guaratinguetá-SP. Ele tem duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos Alunos nos seus diferentes níveis.

Esta instrução é ministrada de maneira gradual e contínua, com o objeto de nivelar os conhecimentos de todos os alunos de diferentes origens e formações.

Além disso, a formação aumenta a capacidade de assimilação dos conteúdos que serão abordados na área do técnico-especializado do próprio CFS.

Direitos do Aluno

Durante todo o período de formação o aluno receberá alimentação, uniforme, alojamento e assistência médica-odontológica, tudo por meio do Sistema de Assistência Médico-Hospitalar aos Militares do exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED).

Além disso, o aluno receberá mensalmente um pagamento para ajudar em suas despesas pessoais.

Como ingressar no concurso da EEAR:

O concurso de admissão da EEAR é composto por duas etapas, sendo a primeira o exame intelectual, ou seja, a prova e a segunda divididas nas seguintes fases:

  1. Inspeção de saúde;
  2. Exame de aptidão física (EAF);
  3. Comprovação dos requisitos;
  4. Exame de aptidão psicológica.

O candidato inscrito no concurso público de admissão para a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), deve cumprir com todos os requisitos citados no edital, comprovando-os no ato de sua matrícula.

EEAR: Pré-requisitos 

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter no mínimo 17 e no máximo 24 anos no ano da matrícula; 

Lembrando que a matrícula acontece em média, após 1 ano da prova, então no ano em que você for fazer a prova, pode ter no máximo 23 anos. 

  • Para homens, a altura mínima exigida é de 1,60M, ou seja, você precisa ter pelo menos 1,60M; 
  • Para mulheres, a altura mínima exigida é de 1,55M, ou seja, você precisa ter pelo menos 1,55M; 
  • Não pode ter filhos ou dependentes, nem união estável e casamento;
  • Ter ensino médio completo no ato da matrícula;
  • ter sido julgado, em inspeção de saúde, “apto para o serviço ativo do Exército”;
  • estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral;
  • possuir aptidão física e idoneidade moral.

Atenção: O Edital do Concurso, publicado em Diário Oficial, traz todas as premissas que devem ser atendidas pelos candidatos e que podem ser atualizadas a cada ano, este não é o portal oficial de comunicação.

As inscrições para o concurso acontecem duas vezes ao ano, sempre ao final do primeiro e segundo semestre do ano, e são feitas na internet, pelo site oficial.

Conheça o curso preparatório Eu militar para EEAR! Clica aqui.