Cursos da EsPCEx: Saiba tudo sobre eles neste guia!

Por eumilitar - 22 de setembro de 2021

sargento em sua escolha de cursos da espcex

Guia sobre a escolha de cursos da EsPCEx

Para ingressar nos cursos da EsPCEx o candidato precisa realizar um concurso de admissão que ocorre anualmente. Podem concorrer jovens do sexo masculino e feminino que tenham concluído a 3ª ano do Ensino Médio.

O candidato que passar no concurso da EsPCEx realiza em um ano, um curso equivalente ao 1º Ano do Ensino Superior, além de uma formação militar necessária ao futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Para conhecer um pouco mais sobre a carreira militar na EsPCEx e descobrir quais são as armas para sua escolha, acompanhe nosso artigo!

  • Formação na EsPCEx
  • Como funciona a escolha da arma na EsPCEx
  • EsPCEx e suas 7 opções de arma

Formação nos cursos da EsPCEx

Após passar no concurso da EsPCEx você vai para a Escola de Cadetes do Exército (EsPCEx), que fica em Campinas – SP, onde você permanecerá durante 1 ano. 

Após esse período você é encaminhado para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que fica em Resende – RJ, lá você fará mais 4 anos de formação, sendo que durante o 1° ano na AMAN, você estará cursando o período básico.

Nesse primeiro ano na EsPCEx, você terá diversas instruções básicas que irão te preparar para as escolhas de arma, quadro e serviço. Essas escolhas são muito importantes na vida de um oficial do exército brasileiro, pois elas ditam o que você fará pelo resto de sua carreira.

Essas escolhas são responsáveis por definir toda a sua vida e carreira militar, o que faz com que o dia de escolha seja um dos mais importantes da vida de um militar.

Como funciona a escolha da arma na EsPCEx?

A escolha da arma é definida de acordo com a ordem de classificação das notas tiradas pelos militares durante o período de formação, isso significa que durante a formação o cadete é avaliado o tempo inteiro.

Durante a formação na EsPCEx os cadetes são avaliados constantemente, seja na parte acadêmica, por meio de provas escritas, ou na parte física e militar. Tudo vale nota e você será avaliado o tempo todo.

Então é claro que se tudo vale nota, existe uma classificação, do primeiro ao último da turma. Lembrando que no meio militar tudo é definido pela antiguidade, ela sempre irá prevalecer para todas as escolhas.

Sendo assim a prioridade de escolha vai ser sempre do mais antigo, que será o 01, seguindo para o 02, depois 03 e assim sucessivamente, até o último aluno.

Logo, se você está achando que basta passar no concurso que sua vida está feita e você não precisa mais estudar ou treinar, você está muito enganado. A peleja só começou!

Durante a formação você precisará estudar ainda mais, afinal de contas todas as suas escolhas serão pautadas nas notas tiradas ao longo da sua formação, então você só conseguirá escolher o que quer, se suas notas forem boas.

Agora que você já sabe que precisa estudar durante o período de formação para que consiga escolher a arma que irá atuar para o resto de sua vida, vamos te apresentar as 7 opções de arma na AMAN.

EsPCEx e suas 7 opções de arma

Os cadetes homens podem escolher entre as 7 opções abaixo, porém as mulheres só podem escolher entre material bélico e intendência.

  1. Infantaria;
  2. Cavalaria;
  3. Artilharia;
  4. Engenharia;
  5. Comunicações;
  6. Material bélico;
  7. Intendência.

Porém, cada arma possui um número pré definido de vagas, ou seja, cada cadete irá escolher sua arma de acordo com a ordem de classificação descrita no item anterior e com a quantidade de vagas disponíveis para cada arma.

Isso significa que se você estiver classificado muito abaixo, pode não conseguir escolher a arma que você deseja, porque ao chegar sua vez de escolha as vagas podem já ter acabado.

Então, não seja o escolhido, escolha o que você quer. Estude, papire porque o papiro nunca acaba para um militar!

Após a escolha de todos os cadetes, todos saem do auditório e comemoram com suas armas em uma grande festa, além disso os cadetes também mudam de alojamento ao final da festa de escolha.

E aí, quer ser o próximo cadete a escolher a arma na EsPCEx? Clica aqui.