Os exames da ESA custam muito? Saiba tudo!

Por eumilitar - 20 de outubro de 2021

soldado fazendo exames da ESA

Qual é o valor gasto para cumprir todos os exames da ESA?

Qual o valor dos exames da ESA? O exército paga plano de saúde? Tudo é pago do meu bolso? Fala galera do Eu militar, sargento Abrantes na área e nesse texto vou responder essas e mais perguntas que vocês nos mandam com muita frequência.

Pergunta 1: Sargento, quem arca com os custos médicos dos exames da ESA  e deslocamentos para o período básico, o aluno ou o exército? 

Bom, tanto os exames médicos quanto o deslocamento para o lugar que você for fazer o seu período básico é por conta do aluno. Então, vamos deixar isso muito claro!

Caso você esteja estudando para o concurso ESA, é bom que você faça desde agora um planejamento financeiro, pois quando você passar, terá que fazer uma bateria de exames. 

Todos esses exames estão descritos no edital do concurso, então dá uma olhada na lista de exames que você vai precisar fazer e caso não tenha plano de saúde, já seria interessante que você iniciasse os orçamentos dos exames, pois isso te dará uma boa média do valor que você precisa juntar. 

Quando eu, sargento Abrantes, fiz os exames, (a um bom tempo atrás), eles ficaram por volta de R$ 1.000. Porém, como eu disse, já faz um tempo, então é muito provável que esse valor tenha aumentado.

Mesmo com esse provável aumento, os exames devem ficar na faixa de 1000 a 1500 reais, o que é um valor alto, então comece a se planejar agora, para não ficar desesperado quando for aprovado.

Além disso, ainda tem o dinheiro da viagem de deslocamento até a cidade que for fazer o seu período básico, que pode variar de acordo com o quartel que você escolher, então se planeje muito!

Pergunta 2: Sargento, não tive uma boa base de estudos, será que vou conseguir acompanhar o curso preparatório para ESA da Eu Militar? Ficarei perdido?

Então, quando a gente criou o curso preparatório, criamos pensando justamente em pessoas que não tinham uma boa base de estudos, até porque sabemos que elas são maioria, seja porque não tiveram acesso a um bom ensino ou porque até tiveram, mas não aproveitaram.

Por isso, o curso foi preparado para pessoas que iniciam do zero, as levando até o nível mais avançado. E você pode confirmar isso com qualquer um dos alunos do nosso curso.

Com certeza qualquer um de nossos alunos vão te falar bem do curso, até porque recebemos muitas mensagens de pessoas que entraram no curso com uma base muito ruim e que hoje gabaritam todos os nossos simulados.

Enfim, fique tranquilo com isso, pois criamos o curso pensando exatamente em você.

Saiba como ingressar na ESA com o curso Eu Militar

Pergunta 3: É verdade que o exército possui plano de saúde para os militares e seus familiares? Como funciona isso?

Sim, o exército possui um plano de saúde próprio, chamado Fusex, que todos os militares possuem direito, sejam eles temporários ou oficiais. Esse plano também permite a inclusão da família, desde que sejam marido ou esposa e filhos. 

Esse plano dá direito ao uso de todos os hospitais militares espalhados pelo Brasil, além de clínicas particulares que o exército possua convênio. 

Porém, esse plano é cobrado, vindo descontado no contracheque, mas não se preocupe pois o valor é muito abaixo do que o valor praticado no mercado. 

E eu, como sargento de saúde, posso dizer que o sistema de saúde do exército é muito bom, possuímos hospitais muito bem equipados, com um bom atendimento. 

Além disso, caso você precise de algo que não tenha nos hospitais militares, o exército ainda disponibiliza hospitais civis. Então, o plano de saúde do exército com certeza é uma das maiores vantagens de ser militar.