Concurso militar ESA ou EsSLog, qual é o melhor para você?

Por eumilitar - 14 de julho de 2021

Concurso militar: ESA ou EsSLog, qual escolher? 

Prestar concurso militar para ESA não é uma escolha fácil, pois exige muito foco e determinação, mas o que talvez você não saiba é que após entrar no concurso militar da ESA, irá se deparar com mais uma escolha difícil.

Para conhecer um pouco mais sobre os concursos militares da ESA e do EsSLOG e entender qual é a melhor escolha para você, acompanhe nosso artigo!

  • Concurso militar: ESA x EsSLog
  • Cargos da ESA x EsSLog
  • Porque faço concurso militar para ESA e vou para EsSLog?

Concurso militar: ESA x EsSLog

 

O concurso militar para ESA possui esse nome porque em 1945 foi criada a Escola de Sargentos das Armas (ESA), com o objetivo de formar sargentos para o exército, por esse motivo o concurso militar da ESA possui esse nome.

Ao entrar na ESA o soldado terá três opções de escolha, sendo elas: ESA, EsSLog e CIAvEx. Essa escolha se dá de acordo com a nota de cada soldado no período de formação, precisando atingir pelo menos 5,0 pontos de média ao final do período.

Caso você seja uma pessoa que se interessa mais pela parte administrativa do exército, não quer estar ativo diretamente nas guerras ou seja da área de saúde e/ou música, a melhor escolha é ir para a EsSLog.

Agora, se você for uma pessoa com maior afinidade pelas guerras e missões, quiser ficar mais presente na parte operacional e no dia a dia, o mais indicado é que escolha a ESA.

Mas, quais cargos cada uma dessas escolas possui?

Cargos da ESA x EsSLog

 

tabela de concurso militar esa ou esslog

 

Concurso militar: EsSLog

 

1. Intendência

O serviço de intendência trabalha em uma parte mais administrativa, mexendo mais com documentações e burocracias.

2. Manutenção de COM

Nessa arma você irá trabalhar com materiais de comunicação, tanto interna como externa.

3. Material Bélico

Você poderá ser mecânico das viaturas do exército ou das armas, aprendendo a montar e desmontar, entendendo o funcionamento de cada uma das armas e virando um especialista em armamento ou ser um torneiro mecânico, mexendo com solda e maquinário.

4. Saúde e música

Essas duas armas são escolhidas ao prestar o concurso militar da ESA e suas bases para o período de formação ficam no Rio de Janeiro.

5. Topografia

Aqui você irá fazer cartas topográficas das áreas que o exército determinar. Essa especialização possui pouquíssimas vagas.

Concurso militar: ESA

 

1. Infantaria

Nesta especialização o sargento aprende técnicas para o combate aproximado, ou seja, ele (a) aprende a atirar, correr, formar soldados, fazer marchas e patrulhas. 

2. Cavalaria

Você trabalhará com os blindados e morteiros de calibres mais altos.

3. Artilharia

Aqui você irá aprender a mexer com o obuseiro, dar tiros de canhão e a saber calcular tiros. É uma arma que trabalha muito com a matemática.

4. Engenharia

A Engenharia é a arma responsável pela construção de algumas obras, como rodovias e a transposição do rio São Francisco.

5. Comunicações

A arma do comando. É responsável pela comunicação de rádio e comunicação das tropas com o comando.

Aviação

 

No período básico você tem a opção de escolher essa área, nela o sargento irá ganhar 20% a mais em seu salário e poderá voar de helicóptero e ser mecânico de aeronave.

Para entrar, o sargento precisa demonstrar interesse na área, levantando o braço quando perguntarem se existe algum voluntário para a aviação. Além disso, o sargento precisará refazer todos os exames de saúde e psicotécnicos, caso seja aprovado nos exames estará apto para concorrer a aviação.