Nome de guerra: como ele será escolhido?

Por eumilitar - 9 de agosto de 2021

sargento em fileira com seu nome de guerra na farda

Como será a escolha do seu nome de guerra na ESA?

Escolher o nome de guerra é um símbolo muito importante para quem quer passar em um concurso militar, então se você tem curiosidade de saber como é a escolha desse nome a sargento Abrantes vai te contar nesse texto tudo sobre como foi a escolha dela.

Para conhecer um pouco mais sobre a escolha do seu nome militar e descobrir se você pode mudá-lo ou não, acompanhe nosso artigo!

  • Meu nome de guerra é Abrantes!
  • Posso mudar meu nome de guerra?

Meu nome de guerra é Abrantes!

Na verdade minha experiência com o nome Abrantes não tem muita graça, não teve nenhuma super cerimônia, nem uma festa enorme, então não espere muito dessa história.

Quando eu cheguei no quartel para fazer meu período básico não sabia nada sobre como seriam meus dias e muito menos como seria a escolha do meu nome militar, mas o sargento me recebeu com uma lista em mãos e perguntou: Qual é o seu nome?

Eu respondi, falando meu nome completo e ele simplesmente disse: “Beleza, seu nome de guerra é Abrantes”. E foi isso, ali meu nome militar foi escolhido.

Sargento Abrantes com seu nome de guerra

Eu não escolhi meu nome de guerra e na minha turma já tinham 3 Suellen ‘s, ou seja, eu não poderia ficar com o meu primeiro nome para ser o meu nome no exército.

Então quando eu cheguei no alojamento o meu armário, a minha cama e todas as minhas coisas já estavam etiquetadas com o nome Abrantes.

Mas sargento Abrantes, isso significa que eu não gostar do meu nome no exército não vou poder mudar?

Posso mudar meu nome?

É o seguinte: você pode até mudar o seu nome de guerra, porém só poderá fazer a troca depois de formado(a), ou seja, no dia que você se formar e virar sargento, você poderá fazer a troca de nome. 

Durante a formação você terá que ficar com o nome escolhido pelo seu sargento. Eu só não alterei o meu porque eles escolheram o meu nome preferido e eu realmente queria que o meu nome militar fosse Abrantes.

Inclusive, hoje em dia eu atendo muito mais por Abrantes do que pelo meu primeiro nome, então se você me encontrar na rua, me chame por Abrantes, porque se me chamar da Suellen é muito provável que eu nem olhe para o lado. 

Mas, caso você não goste do seu, basta mudar depois de formado e terá um nome de guerra para chamar de seu.

E se você quer ser o próximo a escolher o seu nome, comece a estudar agora mesmo com o curso preparatório Eu Militar.

Quero me tornar um sargento