Sargento Operacional: como se tornar?

Por eumilitar - 26 de julho de 2021

sargento operacional em operação

Saiba como é o dia a dia de um sargento operacional e seu processo de formação

Um sargento operacional é aquele que fica de frente nas operações do dia a dia, indo para a rua quando necessário, subindo favelas, organizando a segurança de eventos nacionais e políticos e etc. 

Ou seja, sargento operacional é aquele que será o primeiro convocado para a guerra, seja ela qual for. E aí, curtiu? Então fica com a gente para descobrir como se tornar um sargento operacional.

Para conhecer um pouco mais sobre a carreira militar e descobrir algumas de suas vantagens, acompanhe nosso artigo!

  • Processo de formação de um sargento
  • Como se tornar um sargento operacional?
  • 5 Cursos para sargento operacional

Processo de formação de um sargento

Para quem ainda não me conhece, eu sou o Caio, sargento do Exército Brasileiro da turma de 2014 da ESA, da arma de Infantaria e para que vocês entendam como funciona o processo de formação de um sargento, vou contar um pouco da minha história.

Eu decidi fazer a prova da ESA em 2011, mas nesse primeiro ano fui reprovado, porém não desisti e tentei pela segunda vez em 2012, foi quando veio a minha tão sonhada aprovação.

Em 2013 foi o ano que cursei meu período básico e ao decidir entrar eu não tinha nenhuma referência para me espelhar, não conhecia ninguém que era militar, não tinha nenhum familiar militar, simplesmente olhei qual era o salário de um sargento e decidi que com ele conseguiria viver bem, então decidi tentar até passar.

Pensei assim pois queria me estabilizar para conseguir fazer faculdade e ficar mais tranquilo. Quando chegou a hora de escolher para qual arma ir, eu quis voltar para minha cidade natal, que é o Rio de Janeiro, além disso já tinha criado um carinho especial pela infantaria, uma das armas que mais abre vaga para o RJ.

Juntei a vontade de voltar para o RJ e a paixão pela infantaria e decidi a minha arma de atuação, me formando sargento infante na ESA no final de 2014. No início de 2015 me apresentei no Batalhão Regimento Sampaio, localizado em Deodoro, Vila Militar do Rio de Janeiro. 

Como falei, achei que voltaria para o RJ e conseguiria fazer uma faculdade, pois na época a prova da ESA não dava nível superior, mas acabei indo para um quartel muito operacional em uma época onde o RJ estava um caos.

Me tornei sargento no Rio de janeiro bem na época das olimpíadas, copa do mundo, paraolimpíadas, impeachment da Dilma e prisão do Cabral, nessa época a cidade estava passando por um momento muito difícil e foi praticamente tomada pelo tráfico.

Isso fez com que eu acabasse participando de diversas operações como: Olimpíadas, Paraolimpíadas, greve da PM do Espírito Santo e intervenção federal no RJ, me tornando um sargento operacional mesmo sem fazer nenhum tipo de curso para isso.

Eu não queria isso, como disse anteriormente aqui, queria ficar de boa e iniciar minha universidade, porém a vida e o momento levaram eu e todas as turmas de sargentos desses anos a se tornarem sargentos operacionais. 

Mas, caso você queira entrar para o Exército para ser um sargento operacional existem 2 caminhos, que eu vou te explicar a seguir.

Como se tornar um sargento operacional?

Você pode fazer os cursos operacionais do exército e servir em uma dessas unidades que disponibilizam ou algumas unidades específicas do exército que são bem operacionais, forças de operação rápida, assim como o Regimento Sampaio, que não é uma tropa paraquedista ou uma tropa de ação de comandos, mas é um Batalhão que já foi até para a 2º Guerra Mundial. 

Mas sargento, então quer dizer que todo mundo que se forma na ESA participa de operações em favelas? 

Não, o que aconteceu comigo foi uma exceção, mas a maior probabilidade é que você entre no exército e nunca suba em uma favela ou participe de uma operação, ainda mais se você for para Logística ou aviação, aí as chances caem ainda mais.

Então, se você vibra muito pela parte operacional, eu te aconselho a fazer algum dos cursos disponibilizados pelo exército, para se tornar um sargento operacional.

5 Cursos para sargento operacional

  1. Ação de comandos;
  2. Brigada de Infantaria Paraquedista (PQD);
  3. Guerra na Selva;
  4. Guia de Montanha;
  5. Processo Revolucionário em Curso (PREC).

E só lembrando vocês que, para você viver toda essa parte operacional, você precisa passar em um concurso militar como a ESA ou a Espcex, por isso comece a estudar agora com a gente e vire um sargento operacional.