Teste físico na ESA? Saiba como funciona

Por eumilitar - 17 de setembro de 2021

alunos fazendo o teste físico da ESA

Descubra todos os índices cobrados no concurso ESA

O teste físico na ESA é um dos exames que mais reprovam, isso porque os alunos acabam focando nos conteúdos e esquecendo de treinar.

Hoje traremos os índices cobrados e dicas de como se sair bem.

O que é a prova da ESA?

É o concurso público que você faz para entrar na Escola de Sargento das Armas (ESA) e se tornar um sargento de carreira do exército brasileiro. 

Caso você queira saber mais sobre o concurso ESA, temos diversos conteúdos disponíveis em nosso blog.

Portanto, depois de aprovado na prova escrita do concurso, que possui 50 questões e uma redação, você vai para as próximas etapas, que consistem em um teste físico de aptidão (TAF) e exame de saúde.

Mas hoje, focaremos em falar apenas sobre o teste físico da ESA e por isso, falaremos na tabela abaixo o que será cobrado nele.

Teste físico na ESA (TAF)

1° dia de prova

  • Corrida de 12 min

Consiste em correr uma distância pré definida, em 12 min.

  • Homem: Correr um total de 2.450 metros. 
  • Mulher: Correr um total de 2.100 metros. 
  • Flexão na barra

No dia da prova terá uma barra de ferro e os candidatos devem se erguer na barra apenas com a força do braço, fazendo flexões completas.

  • Homem: 3 flexões completas.
  • Mulher: 1 flexão completa.

2° dia de prova

  • Flexão no solo

Você terá que apoiar suas mãos no chão e levantar o corpo, sem nenhum tipo de apoio, para validar a flexão no solo.

  • Homem: 21 flexões.
  • Mulher: 12 flexões.
  • Abdominal

São as abdominais tradicionais, em que você deita no chão, dobra o joelho e leva seu corpo em direção às pernas.

  • Homem: 30 abdominais.
  • Mulher:  27 abdominais.

Caso você consiga cumprir todos os índices indicados acima, estará apto a participar do período básico da ESA, mas se não sabe como fará para conseguir alcançar esses índices, te contamos abaixo!

Como treinar para o TAF?

Vá a uma academia no seu bairro, converse com um professor de educação física que conheça a um tempo ou simplesmente busque um profissional qualificado para te ajudar a treinar.

É de extrema importância que você busque um profissional para auxiliar neste processo de treinamento, caso você não consiga cumprir os índices, pois sua saúde física precisa estar boa para o período básico.

Outros “bizus” muito importantes são: compre um tênis de corrida e tire 40 minutos de todos os seus dias para treinar para o teste de aptidão da ESA, pois não vai adiantar nada você passar na prova escrita e reprovar na física.

 

alunos correndo durante o teste físico da ESA

Levem essas dicas a sério, pois ano passado alguns alunos do curso Eu Militar para a ESA, passaram na prova escrita e ficaram reprovados no TAF, mesmo a gente avisando antes, então não cometa o mesmo erro que eles!

Inclusive, o nosso curso preparatório ESA, conta com um módulo específico para o TAF, onde um professor de educação física ajuda vocês a se prepararem para o teste físico da ESA.

Ficou interessado? Clique aqui para saber mais!