Descubra todos os índices cobrados no concurso ESA
O teste físico na ESA é um dos exames que mais reprovam, isso porque os alunos acabam focando nos conteúdos e esquecendo de treinar.
Hoje traremos os índices cobrados e dicas de como se sair bem.
O que é a prova da ESA?
É o concurso público que você faz para entrar na Escola de Sargento das Armas (ESA) e se tornar um sargento de carreira do exército brasileiro.
Caso você queira saber mais sobre o concurso ESA, temos diversos conteúdos disponíveis em nosso blog.
Portanto, depois de aprovado na prova escrita do concurso, que possui 50 questões e uma redação, você vai para as próximas etapas, que consistem em um teste físico de aptidão (TAF) e exame de saúde.
Mas hoje, focaremos em falar apenas sobre o teste físico da ESA e por isso, falaremos na tabela abaixo o que será cobrado nele.
Teste físico na ESA (TAF)
1° dia de prova
- Corrida de 12 min
Consiste em correr uma distância pré definida, em 12 min.
- Homem: Correr um total de 2.450 metros.
- Mulher: Correr um total de 2.100 metros.
- Flexão na barra
No dia da prova terá uma barra de ferro e os candidatos devem se erguer na barra apenas com a força do braço, fazendo flexões completas.
- Homem: 3 flexões completas.
- Mulher: 1 flexão completa.
2° dia de prova
- Flexão no solo
Você terá que apoiar suas mãos no chão e levantar o corpo, sem nenhum tipo de apoio, para validar a flexão no solo.
- Homem: 21 flexões.
- Mulher: 12 flexões.
- Abdominal
São as abdominais tradicionais, em que você deita no chão, dobra o joelho e leva seu corpo em direção às pernas.
- Homem: 30 abdominais.
- Mulher: 27 abdominais.
Caso você consiga cumprir todos os índices indicados acima, estará apto a participar do período básico da ESA, mas se não sabe como fará para conseguir alcançar esses índices, te contamos abaixo!
Como treinar para o TAF?
Vá a uma academia no seu bairro, converse com um professor de educação física que conheça a um tempo ou simplesmente busque um profissional qualificado para te ajudar a treinar.
É de extrema importância que você busque um profissional para auxiliar neste processo de treinamento, caso você não consiga cumprir os índices, pois sua saúde física precisa estar boa para o período básico.
Outros “bizus” muito importantes são: compre um tênis de corrida e tire 40 minutos de todos os seus dias para treinar para o teste de aptidão da ESA, pois não vai adiantar nada você passar na prova escrita e reprovar na física.
Levem essas dicas a sério, pois ano passado alguns alunos do curso Eu Militar para a ESA, passaram na prova escrita e ficaram reprovados no TAF, mesmo a gente avisando antes, então não cometa o mesmo erro que eles!
Inclusive, o nosso curso preparatório ESA, conta com um módulo específico para o TAF, onde um professor de educação física ajuda vocês a se prepararem para o teste físico da ESA.
Ficou interessado? Clique aqui para saber mais!