Câmara de gás no exército: como funciona essa instrução?

Por eumilitar - 15 de novembro de 2021

militares sofrendo com o gás lacrimogênio

Sargento Abrantes conta como foi a câmara de gás no exército!

Saiba tudo sobre a câmara de gás no exército em um dia de instrução!

  • O que é gás CS?
  • Relato de instrução da sargento Abrantes

Hoje, vou contar para vocês a história da minha pior instrução no exército. Vocês sempre pedem para gente contar como eram as instruções, as missões e etc, então resolvi contar como foi um dos meus piores dias na formação.

Você pode estar pensando, mas sargento Abrantes que instrução é essa que conseguiu ganhar o título de pior instrução?

Foi simplesmente a instrução do gás CS. E que gás é esse?

O que é gás CS?

CS é o gás 2-clorobenzilideno malononitrilo ou gás anolitrila, mais conhecido como gás CS, ele se apresenta na forma de um cristalino branco, com odor de pimenta irritante. (Fonte, google haha)

Segundo o google é um gás “irritante”, mas com certeza ele fala isso porque não foi ele que inalou, pois para mim, ele tem odor de morte!

Mas antes de contar sobre o gás, vou falar um pouco sobre o dia desta tão “amada” instrução.

Relato de instrução da câmera de gás no exército

Bom, ao acordar, os instrutores informaram para gente que naquele dia íamos conhecer o Batalhão de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear (DQBRN) para ter a instrução do gás CS.

Porém, ao chegar no batalhão iniciamos a instrução no quadro branco, onde passaram algumas dicas, tudo super normal, mas aí eles pediram para gente ir para o lado de fora, onde fizeram uma demonstração com o gás e nisso, o gás já começou a se espalhar no lugar.

No entanto era um lugar aberto, então por mais que estivesse gerando um pouco de irritação dos olhos e um incômodo, ainda estava tudo bem por ser um lugar aberto, o que eu não imaginava é que na terceira parte da instrução entraríamos na câmara de gás.

Mas sargento, como assim câmara de gás? Então gente, a câmara de gás é uma construção fechada que só abre por fora, então depois que você entrar não vai conseguir sair até alguém abrir pelo lado de fora.

Para completar, ela não tem nenhum tipo de iluminação, então você estava trancado em um lugar fechado, sem iluminação nenhuma, com todos os seus colegas de formação e sem nenhuma possibilidade de fuga.

imagem de uma câmara de gás no exército

Enfim, antes de entrar na câmara de gás na exército, os instrutores ensinam a gente como colocar a máscara de proteção, como retirá-la, como limpar a máscara do jeito correto antes de colocar no rosto.
Tudo isso é um treinamento fundamentado para nos ensinar a como agir no caso de uma guerra biológica.

Então, depois de todo esse treinamento, entramos na câmara, com o instrutor e eu, inocente que sou estava pensando que ia dar tudo certo, bastava seguir as instruções dadas antes que eu não sentiria nada.

Ao entrar na câmara percebi que eles já tinham jogado o cristal por todo o chão, então entrei já sentindo os efeitos, mas para intensificar isso, os instrutores começam a varrer os cristais do chão, o que aumenta a quantidade de gás.

Depois que eu já estava dentro na câmara, um colega de formação começou a dar um “ataque” do lado de fora, dizendo que não ia entrar pois tinha problemas respiratórios.

Ou seja, até ele terminar de dar o “ataque” dele do lado de fora, eu e meus outros colegas já estávamos lá dentro, sofrendo com o gás.

Então, quando fecharam a câmara eu cometi um dos piores erros que poderia cometer, eu prendi a respiração, achando que daria tempo de esperar abrirem de novo, mas é claro que não deu e quando eu voltei a respirar, puxei o ar com toda força.

Conseguiu imaginar o desespero? Pois é! Eu respirei todo o gás da câmara de uma vez só! E depois que o gás entrou, parecia que tinham ateado fogo dentro de mim e eu só conseguia pensar “eu vou morrer”.

Eu tentava manter a calma e a consciência, mas todo o meu corpo queimava por dentro, meus olhos começaram a lacrimejar, minha boca a salivar, em uma tentativa do meu corpo de se livrar de todo aquele gás.

Quando finalmente abriram as portas eu corri feito louca para fora, na tentativa de finalmente respirar ar puro.

Por isso, eu bato muita palma para todo o pessoal do batalhão DQBRN, porque esse gás é muito sinistro.

Inclusive, se você não sabe, existe um curso de formação específico no exército para quem quer trabalhar nesta área, onde você vai se especializar em bombas, desastres químicos, entre outros.