Tudo sobre os Sargentos da Aeronáutica (EEAR)
A Escola de Especialistas da Aeronáutica é responsável pelo ensino técnico para assuntos de interesses internos, ou seja, da força aérea. Ela fica localizada em Guaratinguetá, no estado de São Paulo e seu período de formação é realizado no regime de internato, tendo duração de 2 anos, ao final da formação o aluno se forma sargento da aeronáutica.
Para conhecer um pouco mais sobre a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e entender o que fazer para ingressar na aeronáutica como sargento, acompanhe nosso artigo!
- Especialidades da Aeronáutica
- Sargento da aeronáutica: Prova
Especialidades da Aeronáutica
Todos os candidatos que passarem no concurso serão sargentos da aeronáutica, porém poderão escolher entre diversas especializações, sendo algumas escolhidas antes de prestar a prova e outras durante o internato. As especializações disponíveis na aeronáutica são:
- Controladores de tráfego aéreo;
- Estrutura e pintura;
- Equipamentos de voo;
- Eletricidade e instrumento;
- Comunicação;
- Fotointeligência;
- Mecânica de aeronave;
- Material bélico;
- Meteorologia;
- Suprimentos;
- Desenhos;
- Eletromecânica;
- Guarda e segurança;
- Informações aeronáuticas;
- Metalurgia;
- Bombeiros de aviação;
Ufa! São muitas especialidades para você seguir, né? Mas antes disso, é importante que você saiba como entrar na aeronáutica.
Ah, já ia esquecendo, o salário do sargento formado na aeronáutica é o mesmo do sargento formado no exército, o que muda é que ao longo da carreira os dois sargentos fazem coisas diferentes.
Sargento da aeronáutica: Prova
O que você precisa saber sobre a prova:
Matérias cobradas na prova da aeronáutica:
- Matemática
- Português
- Inglês
- Física
Mas beleza, você passou na prova da aeronáutica, e agora, acabou? Claro que não! Após a prova teórica o candidato ainda precisa passar por mais três etapas, a inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, prova física e apresentação dos documentos.
Inspeção de saúde: Diferente do exército, na aeronáutica os candidatos fazem todos os exames de saúde nas unidades hospitalares da aeronáutica, o que faz com que os candidatos não precisem pagar pelos exames.
Exame de aptidão psicológica: Você fará alguns testes psicológicos para saber se pode ingressar na aeronáutica como Sargento. Esses exames também são feitos nas unidades de saúde da aeronáutica.
Teste de aptidão física: E claro, o tão famoso teste físico! Nele são cobrados flexões, abdominais, salto horizontal, corrida em 12 minutos.
Após a aprovação em todos os testes anteriores, o candidato precisa levar ao quartel todos os exames solicitados no edital, para que sejam avaliados.
Caso seja aprovado em todas essas etapas, o candidato estará apto a ingressar como aluno da Escola de Especialistas da Aeronáutica.