Concurso militar: Como estudar e ser aprovado?

Por eumilitar - 20 de junho de 2021

homens prestando prova para concurso militar

Como começar a estudar para concurso militar?

Estudar para concurso militar não é uma tarefa fácil, na verdade ela exige um esforço alto do candidato, assim como qualquer objetivo que você queira alcançar na vida, por isso não tenha medo e corra atrás do que você deseja. Não sabe por onde começar a fazer isso? Continua aqui que a gente te conta.

Para entender um pouco melhor sobre como começar a estudar para concursos militares, acompanhe nosso artigo!

  • O que você precisa para começar a estudar para o concurso militar?
  • Concurso militar: Alguns passos para começar a estudar

O que você precisa para começar a estudar para o concurso militar?

A primeira coisa que você precisa entender é que começar a estudar para concurso militar ou a fazer qualquer coisa que demande um grande esforço não é difícil só para você, na verdade isso é algo característico de todo ser humano. Mas, então o que você precisa fazer para começar?

Tomar a decisão. A partir do dia que você tomar a decisão de que irá começar a estudar porque quer atingir seu objetivo, não existe preguiça, sono e cansaço que vão te vencer. 

Entenda que, em nenhum momento, estamos dizendo que esses sentimentos não irão desistir, o que queremos dizer é que a partir do dia que você tomar essa decisão, vai passar por tudo isso para atingir seu objetivo final, que é passar no concurso militar.

Estudar é chato sim, ficar sentado estudando assuntos que você não gosta e não tem interesse não será fácil. Você não vai acordar motivado a estudar todos os dias, não será algo legal, existem mil coisas mais legais para fazer, porém você sabe que precisa estudar.

Você precisa porque só assim irá atingir seu objetivo e pode até parecer clichê, mas a vida é assim, na maior parte das vezes precisamos fazer algo chato, que a gente não quer fazer, para atingir um objetivo final. Nem sempre o que é preciso fazer é o mais legal de ser feito.

concurso militar: formação

Você vai errar exercícios, refazer muitas vezes, se esforçar para melhorar, sofrer durante o processo, abrir mão de muitas coisas, mas saiba que isso é um processo necessário para passar no concurso militar.

Quando você passar no concurso irá assumir uma responsabilidade com aquele trabalho e com isso não poderá simplesmente decidir que naquele dia específico você não vai trabalhar porque está cansado ou com preguiça.

E porque não vai fazer isso? Porque você tem um compromisso com aquele trabalho. Então encare o estudo da mesma forma que irá encarar seu emprego, com responsabilidade e compromisso.

Por isso, tome sua decisão e faça o que for preciso para atingi-la, pois de pouco em pouco você irá alcançar sua tão sonhada aprovação no concurso militar. Tenha paciência com o processo e não ache que será divertido, legal e motivador.

Quase sempre que você quiser atingir um objetivo que poucas pessoas conseguem atingir, terá que fazer coisas que a maioria não fará.

Concurso militar: Alguns passos para começar a estudar

1. Leia o edital do concurso militar escolhido

Depois que você tomar a decisão de estudar para o concurso militar escolhido, vá ao site da instituição escolhida e procure o último edital do concurso. Não se preocupe, o site de todas as instituições possuem os editais anteriores. 

Após achar o edital leia tudo, passe por cada ponto escrito, começando pelos pré-requisitos para fazer aquele concurso militar, assim você saberá se possui as especificidades para fazer o concurso.

Caso você cumpra todos os pré-requisitos, volte ao começo e leia o edital pelo menos 3 vezes. Se você não tiver disciplina para ler o edital, não terá para estudar as matérias.

2. Procure provas anteriores

Faça uma seleção de provas anteriores, pelo menos os últimos 5 anos da prova e escolha uma delas, de forma aleatória. As provas também são disponibilizadas no site do concurso escolhido, mas caso queira consultar o banco de provas do curso preparatório online Eu Militar, basta clicar aqui.

3. Escolha uma das provas anteriores e faça

Imprima a prova e a faça, simulando o tempo de prova descrito no edital.

Isso mesmo, você vai imprimir a prova, colocar um cronômetro contando o tempo, desligar o celular e fazer a prova, mesmo que nunca tenha estudado, saindo apenas para ir ao banheiro e beber água, como se estivesse no dia do concurso. 

Ao acabar o tempo do cronômetro, pare de fazer a prova na questão que você parou.

4. Corrija sua prova com honestidade

Esse processo será importante para que você trace seu perfil de estudante, tomando consciência do que você já sabe e do que precisa estudar, por isso, não se sabote, seja honesto com você e não tenha medo de errar. 

Encare o seu resultado, mesmo que ele seja muito ruim, o encare e o use de motivação para melhorar e alcançar sua aprovação no concurso militar escolhido. 

5. Procure os livros da bibliografia do concurso 

Os livros da bibliografia estarão descritos no edital do concurso militar escolhido, por isso faça uma lista de livros citados no edital e corra atrás de comprá-los, baixe na internet, compre em sebos, divida o valor com um amigo, tire xerox de alguém que possua o livro, pegue em bibliotecas públicas. Dê o seu jeito, mas consiga todos os livros.

Esses livros são usados para fazer as questões do seu concurso, por isso é por ele que você precisa começar a estudar. Leia todos eles, faça o máximo de questões que conseguir, refaça se for necessário, mas estude todos os livros, porque as questões da prova serão muito parecidas com as dos livros.

6. Estude apenas os conteúdos presentes no conteúdo programático

Fique atento ao conteúdo programático, que nada mais é do que quais são as matérias que cairão dentro de cada disciplina, no seu concurso. Este conteúdo também está no edital e é importante porque nem todos os conteúdos dos livros da bibliografia cairão na prova. 

Então, olhe atentamente todos os conteúdos descritos no conteúdo programático e os dê prioridade para estudar.

7. Faça um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos é algo muito pessoal, porque depende da sua rotina, porém é algo extremamente necessário, pois é ele que vai garantir que você consiga estudar todas as disciplinas e matérias que precisa para ser aprovado.

Estude em todos os momentos possíveis, se não estiver comendo, dormindo ou indo ao banheiro, esteja estudando. Será cansativo e chato, mas irá durar apenas por um período e valerá muito a pena depois que você estiver estável no emprego e com sua farda.

8. Adquira um curso preparatório online 

Se você puder, adquira um concurso preparatório online para concurso militar, isso vai facilitar sua busca por informação e consequentemente te dar mais tempo de estudo. 

O curso Eu Militar já aprovou 200 alunos só no concurso ESA, pois segue todos os conteúdos cobrados no edital, possui os melhores professores e simulados, e tem tudo para te fazer alcançar o seu sonho.

Quero me matricular no curso agora!